VEJA AS PUBLICAÇÃO DE NOSSO BLOG!

Dicas para limpeza de condomínios

9 de agosto de 2019

Compartilhe
Dicas para limpeza de condomínios

O condomínio tem que estar sempre limpo e cheiroso, afinal, é um ambiente onde vivem várias pessoas e com higiene adequada, o bem-estar dos residentes, colaboradores e visitantes fica ainda melhor.

Existem muitas dúvidas sobre limpezas de condomínios, em como administrar os ambientes que serão limpos e afins. Separamos algumas dicas para limpeza de condomínios.

 

Limpeza geral, limpeza de manutenção e limpeza de conservação

É preciso conhecer os tipos de limpezas e suas funções para organizar as frequências e formas de executar de cada uma.

Limpeza geral: é basicamente uma limpeza por todo condomínio, realizada nos ambientes de maior circulação. Alguns exemplos: portaria, garagem, elevadores, entradas e afins. O ideal é que seja realizada pelo menos uma vez na semana, variando de acordo com o fluxo de moradores nos locais.

Limpeza de manutenção: realizar a manutenção preventiva dos ambientes é de extrema importância, pois é através dela que o síndico pode evitar a deterioração de objetos, espaços e equipamentos. Limpar a caixa d’água, limpeza de piscina ou pinturas são alguns exemplos.

Limpeza de conservação: tão importante quanto as anteriores, a conservação deve ser realizada com frequência, como por exemplo, cuidar do jardim, retirar lixo das áreas comuns ou mesmo tirar pó das superfícies.

 

Frequências de limpezas

Cada condomínio deve avaliar a frequência de cada limpeza, o que pode variar muito de caso a caso. Por exemplo, em um condomínio muito grande onde muitas pessoas circulam pela portaria durante o dia, certamente terá que limpar mais vezes ao dia ou na semana. Agora, no caso de um condomínio de flats onde em geral são poucas pessoas morando, a tendência é que a frequência seja bem menor.

Antes de começar a executar as limpezas, faça um planejamento, organizando onde será limpo, em que dias da semana ou quantas vezes num dia. O ideal é fazer um quadro estruturado onde todos profissionais de limpeza tenham acesso e possam acompanhar suas atividades diárias, semanais ou mensais.

 

Utilize produtos de limpeza com qualidade

Muitas vezes alguns condomínios optam pelo produto mais barato, porém esse pode não ser o ideal para uma determinada limpeza. É importante escolher produtos que contenham componentes que vão garantir uma limpeza apropriada para cada espaço do condomínio.

Em alguns casos, o síndico pode observar pontos com sujeira ou algo do tipo e alegar que o funcionário não realizou sua atividade da melhor maneira, mas em alguns momentos isso pode se dar por conta de produtos de limpeza pouco eficazes.

 

Faça uso de EPI’s

Os colaboradores que limpam o condomínio precisam de segurança para fazer suas tarefas.

Se terá uso de produtos químicos na rotina, é ideal que se utilize luvas e máscaras (quando necessitar) ou mesmo botas impermeáveis que vão garantir mais segurança para quem está realizando seu trabalho.

Claro que os EPI’s abordados aqui podem não ser os únicos que os colaboradores da limpeza devem utilizar, é necessário fazer uma consulta com o técnico de segurança responsável para avaliar os tipos de riscos de cada função.

Quimisul Dourados

RUA HAYEL BON FAKER, 1250

DOURADOS - MS