10 maneiras de economizar água

28 de agosto de 2021

Compartilhe
10 maneiras de economizar água

Economizar água é bom para todos!

Bom para você, para sua família, para o planeta que você vai deixar para  seus filhos e netos, além de ajudar bastante no orçamento doméstico!

Então vamos às dicas para economizar água:

1 – Caça aos vazamentos

Em primeiro lugar, você deve verificar possíveis vazamentos.

Para isto, feche todas as torneiras, chuveiro e tudo o mais e verifique o hidrômetro. Se este estiver correndo, mesmo com as torneiras fechadas é bem possível que esteja ocorrendo algum vazamento.

2- Torneiras pingando

Parece pouca uma gotinha a cada 10 ou 20 segundos. Só parece, pois este pinga pinga contínuo pode alcançar vários litros no final do mês  e além do desperdício, aumentar sua conta em uma quantidade que você não utilizou. Verifique e caso tenha torneiras assim, providencie a manutenção. A economia vai reembolsar o custo com o conserto rapidinho.

3- Lavando a louça e economizando água

Uma boa dica na hora de lavar a louça é retirar o excesso de sujeira nantes de começar a ensaboar. Depois disso ensaboe as peças de preferência todas de uma vez. Na hora de enxaguar, coloque-as dentro de uma bacia de cozinha e abra a torneira pouco, retire o sabão e a água que ficar você pode reaproveitar para jogar na calçada, pois o excesso de gordura você já retirou previamente com a esponja ou guardanapo.

4- Banho rápido, economia dupla

Na hora do banho, depois de um dia de trabalho cansativo e corrido, nossa tendência e ficar em baixo do chuveiro, relaxando e deixando a água correr. Isto é muito gostoso sim, porém  não é o ideal, nem para o planeta, nem para o bolso!

O Chuveiro é responsável por uma grande porcentagem do consumo de água e de energia elétrica de uma residência.

Uma boa dica para os esquecidos é molhar o corpo, desligar o chuveiro e se ensaboar e somente depois abrir novamente para enxaguar.

O tempo ideal para um banho sem desperdícios é de 5 a 8 minutos. Nos dias em que for lavar os cabelos acabamos por demorar alguns minutinhos a mais.

5 – Lavando o cabelo

Procure fazer da mesma forma que o banho, molhe os cabelos, desligue o chuveiro para aplicar o shampoo, e também depois na hora de aplicar o condicionador. Pode parecer uma economia boba, mas experimente deixar uma bacia em baixo do chuveiro enquanto faz isto que você verá o tanto de água que estava indo embora pelo ralo antes dessas mudanças.

6 – A hora de lavar a roupa suja

A máquina de lavar, essa companheira que muito nos ajuda, pode também ser uma amiga na hora de economizar. Você pode reservar a água do último enxague para a próxima lavagem, ou também pode aproveitar esta água para lavar calçadas, quintal e o banheiro. Isto serve também para quem não lava na máquina, podendo ser reaproveitada a água de enxague do tanquinho ou do tanque mesmo.

 7 – Sorriso limpo

Escovar os dentes com barulho de cascata, nem pensar. Uma pessoa que escova os dentes com a torneira meio aberta por 5 minutos gasta em média 12 litros de água, sem perceber…

No entanto, se apenas molhar a escova e fechar a torneira, e na hora de enxaguar a boca utilizar um copo de água ao invés de levar a água até a boca com as mãos enquanto a torneira chora suas últimas gotas, a economia pode chegar até a 11,5 litros!

O consumo cairá para em média ½ litro de água, em um único dia por pessoa , imagina em uma família de 3 pessoas multiplicando por 30 dias! Seriam 1035 litros aproximadamente.

 8 – Descarga consciente

Na hora de dar descarga no vaso sanitário, não use a toa, pois bastam 6 segundos para que se consuma 30 litros de água. Evite usar o vaso como lixeira, não jogue cinzas de cigarro ou coisas que posam ser jogadas no lixo, para assim evitar acionar a descarga sem a devida necessidade. Mantenha a válvula da descarga sempre bem regulada para que não fique vazando água sem ser acionada.

 9 – De rosto e consciência limpas

Você sabia que um minuto lavando o rosto  com a torneira meio aberta, uma pessoa gasta 2,5 litros de água? Experimente não demorar.

E para os homens também, na hora de se  barbear,  bastam 5 minutos com a torneira meio aberta que já se vão 12 litros de água. Com economia o consumo cai para 2 a 3 litros.

10 – Lavando o carro

Procure lavar o carro com um balde ao invés de mangueira. Se você levar até 30 minutos ao lavando o carro, com a mangueira não muito aberta, o consumo de água médio é de 216 litros. Se a torneira estiver com  meia volta de abertura, o hidrômetro marcará uma media de 560 litros consumidos. Utilizando um balde, este consumo pode chegar a uma media de 40 litros.

Quimisul Dourados

RUA HAYEL BON FAKER, 1250

DOURADOS - MS